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Leis da Informática

Teorema da eletricidade dinâmica "Por mais rápido que você seja, a falta de energia ocorre sempre dez segundos antes de você salvar o arquivo; e o raio cai antes que voce desligue o modem..." 

Primeira lei da informática "Um computador moderno é uma máquina magnífica, rapidíssima, capaz de fazer coisas fantásticas, exibir telas coloridas de alta resolução com imagens maravilhosas, cuja principal utilidade é mostrar aos amigos que um computador moderno é uma máquina magnífica, rapidíssima, capaz de fazer coisas fantásticas, exibir telas coloridas de alta resolução com imagens maravilhosas..." 

Corolário da ignorância infinita "Quanto mais se aprende sobre computadores, mais se tem consciência da enormidade do que ainda falta aprender" 

Primeiro teorema cognitivo da informática "Quando você começa interagir com um computador, a primeira impressao é a de que jamais irá conseguir aprender nada sobre esta máquina infrenal. Não se preocupe; logo você aprende que sua primeira impressão era correta..." 

Teoria do tempo relativo "A maior vantagem do computador é que ele pode fazer em minutos o que você levaria algumas semanas para fazer sem ele. A maior desvantagem do computador é que para realizar em minutos uma tarefa que você levaria algumas semanas pra fazer sem ele, terá que dispender alguns meses desenvolvendo um programa, uma planilha e um banco de dados ou algo semelhante. Isso sem contar o tempo gasto pra aprender a usá-lo..." 

Primeira Lei de Piropo "Quando for comprar uma máquina, faça um cuidadoso balanço entre custo e benefício e selecione uma configuração baseada no tipo de aplicativo que você pretende usar levando em consideração suas necessidades futuras e a possibilidade de expansão do sistema... Depois esqueça tudo isso e verifique na sua roda de amigos quem tem a máquina mais poderosa e compre uma melhor..." "As variáveis variam menos que as constantes" 

Leis de relacionamento Analista-Programador 1. A informação que obriga a uma mudança radical no programa sempre chega ao programador depois - e só depois - do programa terminado (Esta lei é conhecida também como Sindrome do "Mas pombas, só agora?"). 2. Se a modificação num programa funciona perfeitamente, não é a que o analista quer. 3. Os analistas não sabem o que querem, mas sabem direitinho o que não querem. 

Leis de Programação 1. Qualquer programa, quando começa a funcionar, já está obsoleto. 2. Qualquer programa custa mais e leva mais tempo. 3. Se um programa é util, deve ser modificado. 4. Se um programa é inutil, deve ser documentado. 5. A complexidade de um programa cresce até exceder a competência do programador. 

Leis da Falta de confiança na Computação 1. Os computadores não merecem confiança, mas os humanos merecem menos ainda. 2. Qualquer sistema baseado na confiabilidade de humanos não merece confiança. 

Lei dos Erros no Sistema "Erros impossíveis de se encontrar são infinitos em sua variedade, em contraste com os erros fáceis de encontrar, que são, naturalmente, limitados." 

1ª Lei dos Cronogramas "Um projeto lamentavelmente mal planejado leva para ficar pronto três vezes mais tempo que o esperado; um projeto extremamente bem planejado leva apenas o dobro do tempo." 

Lei da Interface Amigável (User-Friendly) "Invente um sistema que até um idiota seja capaz de operá-lo e só um idiota irá operá-lo." Lei da Demonstração de Sistemas "A eficiência de um sistema, previamente testado, na hora da demonstração é inversamente proporcional ao número e à importância das pessoas que observam seu funcionamento." 

 Lei da S.E.I. (N.E.: Secretaria Especial da Informática) "Qualquer empresa produtora é a última a usar o produto". Lei da Manutenção dos Sistemas "Jamais descubra erros que não saiba corrigir". 

Teoremas da Documentação dos Sistemas 1. Os programas que fazem parte do sistema não fazem o que o manual diz que estão fazendo. 2. O próprio sistema não faz o que seu manual diz que ele faz. 

Lei Magna da Análise de Sistemas "O grande desafio da análise de sistemas é fazer crer que ela existe". 

Lei Magna da Programação dos Sistemas "Um programa de computador faz o que você manda fazer, e não o que você quer que ele faça". Lei Magna da informática "Errar é humano, mas pra fazer grandes cagadas, só com um computador".

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